Abordar a psicologia evolutiva descrevendo os principais acontecimentos que a perpassam enfatizando a adolescência.
CENTRO DE CIÊNCIAS EXATAS E DA NATUREZA- CCEN
DEPARTAMENTO DE GEOCIÊNCIAS
Aluna:
Disciplina: Psicologia V
Abordar a psicologia evolutiva descrevendo os principais acontecimentos que a perpassam enfatizando a adolescência.
Textos: A psicologia evolutiva; A adolescência e seu significado evolutivo; Desenvolvimento social durante a adolescência; Desenvolvimento da personalidade durante a adolescência.
Psicologia evolutiva procura explicar as varias etapas que passamos em nossa vida e as origens da nossa mentalidade, estudando os processos de mudança psicológica da vida humana, observando as características externas e internas do comportamento humano. Se dividindo em etapas da vida em que o individuo se encontra o ciclo vital é uma compreensão menos limitada do que os modelos anteriores, mais sensíveis à circunstância dos processos evolutivos, bastante preocupada com a influência do meio em que se vive. Charlotte Buhler, que estudou o modo de se desenvolver mentalmente dando origem a abordagem do ciclo vital humano pode ser dividida em infância, adolescência, idade adulta e velhice.
Na infância fase que sai do nascimento até os dose anos, é fase da aprendizagem onde começamos a descobrir o mundo a nossa volta e compreender as relações a nossa volta, aprendendo regras e limites, pois nessa fase somos muito dependentes de nossos pais.
Já na adolescência muitas transformações fisiológicas acontecem no corpo, além do físico a mente também sofre mudanças, comumente provocando conflitos e reposicionamento nas formas de comportamento e dos privilégios típicos da infância. Destaca-se como marco a aquisição de competências para tomar decisões e assumir deveres e papéis sociais. A sexualidade também toma lugar importante nesta fase à procura por um parceiro começa nesta fase, sendo um período de duvidas e inquietações, em principal pelo fato dos pais não aceitarem que os filhos precisão se afastarem e manter outras relações