Abordagens socioantropologicas
DIVERSIDADE CULTURAL: são os múltiplos elementos que representam particularmente as diferentes culturas.
ETNOCENTRISMO: o homem no centro do Universo,onde somente os seus próprios estilos de vida são considerados corretos e verdadeiros,portanto aptos a serem seguidos.
JULGAMENTO DE VALOR: diversas formas de conceber os distintos comportamentos e práticas culturais. Podem ser positivos (respeito às diversidades) ou negativos (desrespeito às diversidades).
2-
PASSAGENS DO TEXTO SOBRE POLÊMICAS DAS DIVERSIDADES CULTURAIS
Conteúdo do texto “Por que a diversidade faz bem” da Autora Rita Amaral
No estudo comparativo das culturas o problema principal tem sido o de elaborar categorias suficientemente amplas para serem aplicadas a todas as culturas que se estuda e, ao mesmo tempo, específicas para diferenciá-las ou assimilar similaridades que sejam mais que “aproximações”.Este problema deu origem a duas posições sobre a interpretação da natureza da cultura: a que sustentava a relatividade ou particularidade das culturas e a que sustentava a universalidade ou generalidade das mesmas.Os relativistas extremados negavam que se pudesse elaborar categorias ou proposições que fossem ao mesmo tempo exatas e universais porque sustentavam que cada cultura era única e, portanto,devia ser analisada mediante suas próprias categorias.
As diferenças culturais não são problemas em si mesmas.Elas são vistas como problemas quando pessoas,grupos ou instituições se empenham em fazer parte,com suas diferenças de costumes,visões de mundo e valores,de totalidades relativamente homogêneas,como a nação,a sociedade,a cidadania etc. Assim, mesmo que as diferenças culturais constituem um dado das sociedade humanas, a diversidade só se apresenta como problema em circunstâncias específicas, nas quais prepondera um tipo característico de relação social: a de busca da