ABORDAGENS SOBRE AS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS NA EDUCAÇÃO DO CAMPO
Irismar Maria Compasso da Silva
RESUMO
O presente artigo apresenta as práticas pedagógicas da educação no meio rural, na região leste maranhense, no município de São João do Sóter, tendo como enfoque a busca da sintonia entre a escola do campo e as produções agrícolas familiar, pelo qual apresentam alguns contrastes, quanto à manutenção e a estrutura da escola implicando em algumas problemáticas no que diz respeito ao ensino aprendizagem.
Palavras chaves: Práticas pedagógicas, Educação no campo, Casa Familiar Rural
ABSTRAT
This paper presents the pedagogical practices of education in rural areas in east Maranhão, in Sao João do Sóter, focusing the search for harmony between the school field, crops familiar by which they present some of the contrasts as maintenance and structure of the school resulting in problems in relation no teaching and learning.
1. INTRODUÇÃO
O objetivo fundamental desse artigo é divulgar pesquisa das práticas pedagógicas realizadas na Educação do Campo com intuito de detectar certos paradigmas e metodologias utilizadas na educação do meio rural. Trata-se de um trabalho organizado numa evolução de conhecimentos sistematizados das questões reflexivas e comportamentais sob duplo enfoque: histórico e temático.
2. HISTÓRICO DA EDUCAÇÃO DO CAMPO
O modelo da educação rural embutido a partir dos anos 30 pelas instituições pedagógicas no movimento do capital de destruturação da produção camponesa está enraizado na força de trabalho e na construção para modernização da produção agrícola. Nessa época se esboçam alguns movimentos em defesa da escola pública e laica. Esta modernidade fortaleceu o aumento das lavouras e conseqüentemente das propriedades rurais, fortalecendo o latifúndio.
Segundo LEITE:
A sociedade brasileira somente despertou para educação rural por ocasião do forte movimento migratório interno dos anos 10/20, quando um grande número de habitantes