Abordagem Psicanal tica
Atualmente, a relação professor/aluno sofreu diversas modificações, transformando a identidade profissional do professor um fator importante em sua atuação pedagógica.Podemos relacionar o trabalho que o professor exerce na educação, com o mesmo realizado em nossas origens, que nos estrutura como humanos, enriquecendo nosso aparelho psíquico, que revela os momentos importantes de nossas aprendizagens.
A partir disso, ocorrem os processos de identificação e transferência, pois são através deles, que o ser humano constrói a si mesmo, identificando-se, ao longo da vida, com os personagens que admira, respeita e que lhe transmitem conhecimentos que deseja adquirir. Neste sentido, os professores ocupam o lugar dos pais, que são figuras estruturantes na aprendizagem inicial.
A contribuição da Psicanálise se dá para o enriquecimento do professor, buscando promover sua capacidade de investimento pessoal no trabalho, sua identidade investigatória e senso criticam como veiculo de identificação humana, profissional e transformadora, pois este profissional possui a capacidade de atingir seus alunos de forma extremamente profunda, pois o ensino é um processo de formação do estudante, tanto no âmbito pessoal quanto profissional, e hoje em dia, a escola é vista como um local onde o aluno pode expressar sua criatividade, seu potencial e opinião.
Na escola da ponte os projetos e programas de ação são pensados coletivamente pelos alunos e professores. Os saberes são construídos pelo ritmo da vida, sem determinação de programas fixos, conteúdos programados. Existe um conselho formado por alunos que, semanalmente, discute estes programas e, também, eventuais problemas da escola.
Nesta escola não há turmas, nem aulas, não há manuais escolares, não há absolutamente nada que lembre uma escola convencional. Os professores se confundem com os próprios educandos interagindo a todo o momento. Todos convivem em comunhão sob regras estabelecidas pelas próprias