Abordagem do tema gravidez na adolescência por meio da educação em saúde: anotações sobre os caminhos trilhados e as trilhas a caminhar.
Penha Faria da Cunha
Orientadores:
Gilson Saippa de Oliveira
Lilian Koiffman
Introdução
Os adolescentes vivenciam um processo contínuo de busca de autonomia e independência. E particularmente no que se refere aos serviços de saúde, é fato comum não terem suas especificidades consideradas ou suas necessidades contempladas.
Para lidar com tamanha complexidade, é preciso elaborar estratégias diversas, ações integradas, e por consequência complexas, para a promoção da saúde integral e a proteção do direito de adolescentes e jovens. Para que sejam promovidos os direitos desse grupo e provocarmos mudanças em seus estilos de vida é preciso ouvir suas vozes, conhecer os contextos em que vivem, as características de seus territórios, a qualidade dos equipamentos sociais aos quais têm acesso, suas histórias familiares, trajetórias individuais, expectativas e projetos de vida.
Para isso é necessário compreender os fatores determinantes dos estilos de vida das pessoas e uma das vias para promover a adoção/modificação de comportamentos é através da educação.
A promoção da saúde através da educação constitui uma estratégia chave de atuação sobre os determinantes da saúde de modo a favorecer e reforçar os hábitos de vida saudáveis.
O presente projeto partiu da iniciativa da odontóloga de família da Unidade Básica de Saúde da Família de Varginha e foi levada à apreciação da direção da escola adscrita à Unidade. A proposta do projeto é delinear possibilidades para formação de agentes multiplicadores de informação e transformação em sua própria comunidade. As ações educativas abordando temas como Sexualidade, DST/AIDS, Gravidez na Adolescência e Métodos Contraceptivos foram escolhidas como temáticas pela importância dos temas no cotidiano desses jovens e aplicadas aos alunos do 8° e 9° anos da Escola Municipal Juscelino Kubitscheck.