Abordagem classica da administração
Taylor formulou sua teoria no início da revolução industrial, ou seja, a sua teoria foi formulada em um período hostil de grande transformação social.
Naquela época a sociedade está saindo de um sistema de produção manufaturado e passando para um sistema de produção industrial, aonde a produção em larga escala ganha um destaque de suma importância.
Como tal modelo estava em seu início, existia muita desorganização, e não havia nenhum estudo ou método capaz de organizar o trabalho e otimizar a produção, aumentando a produção, e por via de consequência os lucros.
Verificando tal situação, Taylor ( criador da teoria da administração cientifica) vislumbrou a necessidade de se estabelecer métodos capazes de organizar a estrutura fabril de maneira a propiciar um aumento da produção e desta maneira o lucro do empreendimento.
Podemos destacar como principal aspecto da teoria científica a divisão do trabalho e a especialização do funcionário. Taylor acreditava que se o trabalho fosse dividido no maior número de subtarefas possíveis isso aumentaria a especialização do funcionário naquela dada tarefa e aumentaria a sua velocidade no desempenho da mesma.
Através desse ponto principal decorrem os outros postulados de sua teoria, como o do tempo-padrão, o qual nos diz que o funcionário tem de produzir um determinado número de peças em um dado tempo.
Tudo isso voltado para a eficiência, pois como é dito no próprio texto, só existe uma maneira de desenvolver a atividade, ou seja, o denominado ‘the best way’.
Assim, fica visível que Taylor não se preocupa com os fatores humanos de produção, estudando apenas uma maneira eficaz de