ABNT
Fundada em 1940, a Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) é o órgão responsável pela normalização técnica no país, fornecendo a base necessária ao desenvolvimento tecnológico brasileiro.
É uma entidade privada, sem fins lucrativos, reconhecida como único Foro Nacional de Normalização através da Resolução n.º 07 do CONMETRO, de 24.08.1992.
É membro fundador da ISO (International Organization for Standardization), da COPANT (Comissão Panamericana de Normas Técnicas) e da AMN (Associação Mercosul de Normalização).
A ABNT é a única e exclusiva representante no Brasil das seguintes entidades internacionais: ISO (International Organization for Standardization), IEC (International Electrotechnical Commission); e das entidades de normalização regional COPANT (Comissão Panamericana de
Normas Técnicas) e a AMN (Associação Mercosul de Normalização).
Padronização (também conhecido como normalização) é o processo de desenvolvimento e implementação de normas técnicas. A padronização tem como objetivo definir especificações técnicas que auxiliem na maximização da compatibilidade, reprodutibilidade, segurança ou qualidade de determinado processo, produto ou serviço.
Em ciências sociais, incluindo economia, a ideia de padronização é próxima a solução de um problema de coordenação, situação onde todas as partes podem obter ganhos, mas apenas através da tomada de decisões coerentes entre si. A aplicação técnica do conhecimento conceitual em processos produtivos visando a solução para questões recorrentes, observando condições econômicas e do estado da arte, passa pelo processo de padronização nas tomadas de decisões para a manutenção dos padrões obtidos.
A implementação de padrões na indústria e no comércio tornaram-se extremamente importante com o começo da Revolução Industrial, onde havia necessidade de gerar grandes quantidades de produtos com qualidade homogênea.
No início do século XX,