abnt
SUELLEN CRISTINA
THAÍS BRAZ
ADOLESCÊNCIA E A SEXUALIDADE
Trabalho da disciplina de Desenvolvimento Humano II, como parte de avaliação do quarto semestre, orientado pela professora Amélia de Lurdes Menck.
LONDRINA- PR
2013
SUMÁRIO
1 OBJETIVO................................................................................................................3
2 DESENVOLVIMENTO 4
3 CONCLUSÃO 12
REFERENCIAS 14
1 OBJETiVO
O objetivo do presente trabalho é refletir e construir significados juntos as percepções e representações dos adolescentes sobre a sexualidade, prevenção e contracepção, abrangendo desde a construção social das diferenças de gênero, transformações da mente e do corpo que ocorre na adolescência, até o papel que os profissionais da saúde, família e a escola têm na Educação Sexual. Enfatizar as grandes dificuldades que cercam o adolescente, pais e professores, para abordar essa temática no dia-a-dia, não permitindo com isso que os jovens tenham uma fonte segura, principalmente nos dias atuais, para esclarecer suas dúvidas. Daí a necessidade de buscarmos conhecer melhor os mitos, tabus e a realidade da sexualidade para que o assunto, poça ser abordado de uma forma mais tranqüila entre adultos e adolescentes.
2 DESENVOLVIMENTO
A CONSTRUÇÃO SOCIAL DAS DIFERENÇAS DE GÊNERO
Ao falarmos de sexualidade, não podemos deixar de ressaltar sobre o gênero, que é de extrema importância para nos ajudar a entender o lugar do homem e o lugar da mulher no mundo. Porém para entendermos o início de tudo vamos ter que falar um pouco de nossa história, pois não importa qual sociedade seja a dos primórdios de uma civilização antiga, moderna ou pós-moderna, os anseios femininos permanecem, ou seja, a busca por respeito, direito e igualdade se mantém.
Relacionados à natureza,