abnt
Matricula
ENSINO LÚDICO
A criança e as Brincadeiras Tradicionais
Introdução Este trabalho tem como objetivo apresentar através das brincadeiras o desenvolvimento social, afetivo e intelectual da criança em escolas de educação infantil inseridas em nossa cultura.
Justificativa A escolha deste tema ocorreu por que considero importante no ambiente escolar o aprendizado das brincadeiras tradicionais. A rotina e a vida moderna fazem com que as crianças sejam apresentadas a muitos brinquedos eletrônicos e tecnológicos, não sobrando muito espaço para as brincadeiras populares, que historicamente eram passadas de geração para geração, cabendo à escola apresentar este conhecimento.
Questões a investigar O que de fato a criança aprende enquanto brinca?
A escola como espaço de construção significativa de aprendizagens deve proporcionar momentos para a criança se desenvolver através do brincar?
Objetivo geral
O objetivo geral deste trabalho é mostrar que através das brincadeiras, a criança amplie seus conhecimentos, aprendendo a lidar com a cooperação, o crescer e os limites. Desenvolvendo o raciocínio criativo e da inteligência.
Objetivo específico
Estimular na criança as capacidades e oportunidades de ser ativo dentro de um ambiente seguro que encoraje e consolide o desenvolvimento de normas e valores sociais.
Hipóteses
Brincar é uma realidade cotidiana na vida das crianças e cabe à escola resgatar as brincadeiras tradicionais no intuito de mantê-las presentes na memória cultural, possibilitando, assim, a sua conservação, transmissão e também exposta às possíveis transformações, dentro de nossa cultura.
Metodologia da pesquisa
A pesquisa bibliográfica é a base deste trabalho, que busca mostrar através de publicações especificas como as crianças se desenvolvem no ambiente escolar, e que esta proporcione vivências de forma