Aprendizagem e Controle Motor
PAULO ANTONIO DE PAULA NUNES
LUANA SOARES DE ABRANTES
LARISSA SANTANA MEDEIROS
Aprendizagem e Controle Motor: Praxia Global, Equilíbrio e Lateralidade
Cabo Frio
2012
UNIVERSIDADE ESTÁCIO DE SÁ
PAULO ANTONIO DE PAULA NUNES
LUANA SOARES DE ABRANTES
LARISSA SANTANA MEDEIROS
Aprendizagem e Controle Motor: Praxia Global, Equilíbrio e Lateralidade
Trabalho apresentado como requisito parcial para a aprovação na disciplina Aprendizagem e Controle Motor no curso de Licenciatura em Educação Física da Universidade Estácio de Sá. Entregue a professora Adriana como parte de componente curricular.
1. Introdução
O sistema nervoso apresenta duas funções básicas, a manutenção da homeostase do organismo e a emissão de comportamentos, na medida em que permite a adaptação dos organismos ao meio externo. Os comportamentos são resultados da interação dos fatores genéticos com o ambiente, sofrendo modificações constantes, permitindo a resultado dos processos neurobiológicos que definem a aprendizagem.
Deste modo a Aprendizagem Motora é definida como o conjunto de processos cognitivos associados à experiência e à prática que resulta em mudanças relativamente permanentes no comportamento motor. Assim aprender exige uma modificação estrutural interna que se observa geralmente através do desempenho numa alteração estável do comportamento do indivíduo como resultado da prática.
A prática é importante para que o aluno adquira habilidades motoras. Podendo resultar em desempenhos estáveis, sendo assim capaz de superar as dificuldades. A aprendizagem deve ter como finalidade a ação educativa e desenvolver no ser humano capacidades que lhe permitam a integração no meio em que vive utilizando as estruturas sensórios-motoras, afetivas e cognitivas. Através da prática, o individuo tem a oportunidade de procurar soluções para um determinado