Abnt
GESTÃO EMPRESARIAL E CONTROLADORIA
PROGETO DE PESQUISA
ABNT (ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS)
ELABORADO POR:
Brasília-DF
2012
UNIPLAN – CENTRO UNIVERSITÁRIO PLANALTO DO DISTRITO FEDERAL
Brasília-DF
2012
A ideia da criação da ABNT surgiu da necessidade de se elaborar normas técnicas brasileiras para a tecnologia do concreto, para substituir as normas que eram utilizadas pelos diversos laboratórios de ensaio do país, cuja desarmonia tinha sido detectada pela ABCP – Associação Brasileira de cimentos Portland, desde a sua fundação, em 1937.
O ponto de partida foi em Setembro de 1937 no Rio de Janeiro, quando o engenheiro Paulo Sá decidiu promover a 1ª Reunião de Laboratórios de Ensaios de Materiais com o objetivo de aprimorar pesquisas e consolidar novas tecnologias, dando inicio ali realização de um sonho.
Fundada em 1940, a Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) é o órgão responsável pela normalização técnica no país, fornecendo a base necessária ao desenvolvimento tecnológico brasileiro.
É membro fundador da ISO (Internacional Organization for Standardization), da COPANT (Comissão Panamericana de Normas Técnicas) e da AMN (Associação MERCOSUL de Normalização).
A relação com o governo também foi sempre muito intensa. Em pleno processo de desenvolvimento industrial, em 1962, a ABNT foi reconhecida por lei como Órgão de Utilidade Pública. Trinta anos depois, por meio da Resolução n.°07 de 24/08/1992 do Conselho Nacional de Metrologia, Normalização e Qualidade Industrial (CONMETRO), fez-se o reconhecimento da entidade como único Foro Nacional de Normalização.
Em sua historia a ABNT sofreu alguns altos e baixos, entre 1970 a 1990 teve a colaboração de seus associados para se manter estável e em 1999 sofreu uma profunda crise econômica que foi superada apenas em 2003, quando uma nova postura administrativa foi adotada. Hoje a associação exibe saúde financeira estável