ABNT
O artigo de revisão resume, analisa e discute informações já publicadas. O artigo científico apresenta e discute idéias, métodos e técnicas. O artigo original é uma abordagem original do autor do artigo. O trabalho acadêmico denominado “Papper” é um pequeno artigo de revisão com no máximo cinco folhas.
O pesquisador inicia o seu trabalho com a sua própria intuição, forma um quadro mental, uma noção ampla do princípio que orienta o objeto do seu estudo e só depois busca amarrar a intuição em terreno rigorosamente científico. A origem da pesquisa é justamente a consciência intuitiva do pesquisador e não o fenômeno em si (GREENE, 2005, p. 393).
Mesmo um estudo superficial da literatura a respeito da criatividade indica que a verdadeira inspiração artística, científica, filosófica e religiosa é mediada por estados incomuns de consciência originárias de fontes transpessoais (GROF, 1977, p.141)
Dois grandes problemas na publicação científica: pobreza na qualidade da pesquisa e na apresentação da pesquisa, ou seja, pobreza na pesquisa dos dados e a péssima qualidade textual.
Erros de ortografia: muitas vezes os trabalhos apresentam inúmeros erros de ortografia e gramática que é praticamente impossível continuar a leitura. Terminando o trabalho o pesquisador deve contratar um professor para corrigir a ortografia.
O pesquisador deve ler os textos básicos e os clássicos sobre o assunto.
Considera-se plágio: trechos completos de artigos que citados sem aspas e não indicando a autoria de forma correta. Se um trecho for transcrito ipsis literis e não estiver citado entre aspas é plágio. Caso um parágrafo seja escrito com base na idéia de um autor e este não for citado apropriadamente, também é plágio.
Para iniciar um trabalho escolha primeiro o tema. Quanto maior for à limitação no espaço e tempo melhor será o artigo. Em segundo lugar deve separar os livros que estão relacionados com o seu título. Inicie a leitura