ABNT Abstracionismo
ABSTRACIONISMO
OURINHOS - SP
2014
ETEC “JACINTO FERREIRA DE SÁ”
ABSTRACIONISMO
Trabalho de L.P.L com o objetivo de avaliação de aprendizagem de conteúdo.
OURINHOS - SP
2014
SUMÁRIO
1.Introdução 7
INTRODUÇÃO O movimento artístico chamado Abstracionismo foi uma tendência das artes plásticas desenvolvida no início do século XX na Alemanha.
Surge com base nas experiências das vanguardas européias, que recusam a herança renascentista das academias de arte. As obras abandonam o compromisso de representar a realidade aparente, não reproduzem figuras nem retratam temas.
O que importa são as formas e as cores da composição. Na escultura, os artistas trabalham principalmente o volume e a textura, explorando as possibilidades da tridimensionalidade do objeto. Há dois tipos de Abstracionismo: o informal (ou subjetivo), que busca o lirismo e privilegia as formas livres, e o geométrico (ou objetivo), de técnica mais rigorosa e sem a intenção de expressar sentimentos nem idéias.
ORIGEM
O abstracionismo surgiu no começo do século XX, na Europa, no contexto do movimento de Arte Moderna. O precursor da arte abstrata foi o artista russo Kandinsky. Com suas pinceladas rápidas de cores fortes, transmitindo um sentimento violento, Kandinsky marcou seu estilo abstracionista.
Neste mesmo século, antes que os artistas atingissem a abstração absoluta, o termo também foi utilizado para se referir a escolas como o cubismo e o futurismo.
CARACTERÍSTICAS
No Abstracionismo o artista trabalha muito com conceitos, intuições e sentimentos, provocando nas pessoas, que visualizam a obra, uma série de interpretações. Portanto, na arte abstrata, uma mesma obra de arte pode ser vista, sentida e interpretada de várias formas.
O abstracionismo tem como principal característica, a ausência de relação imediata entre suas formas e cores, e as formas e cores de um ser.
Pode ser divididos em duas