Abercrombie & Fitch – Histórico
A marca começou em 1892, Manhattan. Era uma pequena loja fundada pelo engenheiro e fã de esportes David T. Abercrombie. Os clientes eram caçadores e exploradores que procuravam equipamentos, vestimentas e armas. Desde então, a marca adotou como símbolo um alce. Entre seus clientes estiveram os presidentes Theodore Roosevelt e Gerald Ford, além dos aviadores Charles Lindbergh e Amelia Earhart, dos atores Clark Gable, Greta Garbo e Katharine Hepburn e dos escritores John Steinbeck e Ernest Hemingway. Em 1900, Erza Fitch, um de seus principais clientes, entrou na sociedade e a empresa passou a se chamar oficialmente ABERCROMBIE & FITCH em 1904.
A ABERCROMBIE & FITCH foi a primeira loja de Nova York a vender roupas masculinas e femininas em um mesmo lugar. Na década de 30 a loja também vendia roupas e equipamentos para tênis, golfe e pólo a cavalo.
A marca era considerada aristocrática, perdendo espaço entre as décadas de 50 e 60 quando ocorria uma expansão de grandes redes de artigos esportivos aliada à expansão da classe média.
Em 1977, a Abercrombie & Fitch estava falida. A A&F então foi comprada por uma rede de lojas esportivas da cidade de Houston, a Oshman’s Sporting Goods. No entanto, os problemas continuaram e a marca foi então comprada no final dos anos 80 pelo fundo The Limited por 50 milhões de dólares.
A empresa começou a recuperar seu prestígio com uma gestão profissionalizada e a abertura de capital na bolsa em 1996. Nesse ano, se transformou em uma empresa independente e abriu capital na Bolsa de Valores, o que quintuplicou o número de lojas em uma década.
Com a chegada de Michael Jeffries ao posto de presidente do conselho, em 1996, a Abercrombie & Fitch promoveu uma mudança no estilo de roupas vendido na rede, passando de peças esportivas a produtos mais jovens.
Em 1998, a A&F lançou no mercado as marcas ABERCROMBIE (voltada para um público entre 16 e 22 anos) e a ABERCROMBIE KIDS