abcd
Neste tarbalho ira falar da gripe suina (h1n1) E vai esplicar tudo sobre ela.
Gripe Suina (H1N1)
Entenda por que a gripe exige preocupações e o que está sendo feito no Brasil para controlar o novo vírus Influenza A (H1N1).
CONHEÇA A NOVA GRIPE
A doença também é chamada de nova Influenza A (H1N1). Embora estejamos vivendo uma pandemia que afeta muitos países, sabe-se, até o momento, que sua gravidade é muito semelhante à gripe comum. O Brasil vem adotando as medidas recomendadas pela Organização Mundial de Saúde (OMS) intensificando as ações de cuidado dos casos que eventualmente possam apresentar a doença em sua forma grave - já que a maioria dos casos apresenta formas leves da doença.
A principal arma contra a Influenza A (H1N1) é o conhecimento. Os professores têm o importante papel de transmitir as informações aos alunos e, consequentemente, à comunidade.
O VÍRUS
O virus Influenza afeta a humanidade há pelo menos 2,5 mil anos: Hipócrates, considerado o pai da medicina, já teria relatado as primeiras infecções na Grécia do século V a.C. Desde então, o vírus foi responsável por diversas epidemias ao longo da história.
O vírus Influenza é dividido em três tipos: A, B e C. O primeiro tipo é o mais mutável e, por isso, há uma grande variedade de Influenza A. Os porcos e as aves são os grandes reservatórios naturais do Influenza A e, nesses hospedeiros, o vírus pode sofrer modificações em sua estrutura, gerando um vírus novo.
Pandemias são declaradas quando um novo agente se dissemina entre humanos, em diversos países. No casa atual, a nova cepa Influenza A (H1N1) passou a ser transmitida entre humanos em muitos países em um curto período de tempo.
TRANSMISSÃO
Como qualquer vírus da gripe, o Influenza A (H1N1) afeta o sistema respiratório. Por isso, a eliminação do vírus acontece pelas secreções das vias respiratórias. O contágio pode ocorrer de forma direta -