abadia de Melk
texto relacionando a disciplina teoria da arquitetura assunto abadia de Melk
São Paulo
2014
Alaíde Alves dos Santos
Rejane Fernandes da Costa Conconi
Leonardo Lucio de Moraes
Carlos Eduardo Ferreira Lopes
Marcos Gaturano Junior
Adriano Vieira Rodrigues
texto relacionando a disciplina teoria da arquitetura, assunto a abadia de Melk
Trabalho apresentado do 2° Semestre do Curso de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Anhanguera – Polo Vila Mariana referente a disciplina Teoria da Arquitetura
Orientador Prof. :
Denise
São Paulo
2014
RESUMO
Trabalho em grupo da disciplina Teoria da Arquitetura relacionado a Abadia de Melk.
SUMÁRIO
1) INTRODUÇÃO A Áustria fica situada na região central da Europa com o rio Danúbio passando nas principais cidades. O clima temperado e o relevo montanhoso, a sua paisagem demonstra a contemplação pela natureza e o respeito pela geografia existente. A Abadia de Melk é composto por um enorme complexo arquitetônico incorporando o mosteiro, as escolas, os espaços culturais, a igreja e a biblioteca.
Sua posição privilegiada, na beira de uma rocha sobre o rio Danúbio que contorna a cidade de Melk, apresenta um panorama que aumenta à sua própria imponência a beleza da paisagem.
Não só a geografia é algo de destaque na Áustria, como também a religião, total influenciador em várias construções. Sendo mais da metade voltados ao cristianismo, a religião católica, por exemplo, a Abadia de Melk ou Convento Melk, é das mais célebres entre as escolas monásticas.
Por causa da criação, ou melhor, ocupação da Abadia de Melk como uma escola no século XII pelos monges, a biblioteca ficou muito conhecida pela sua imensa coleção de manuscritos. Em seu