Abacaxizeiro
Pragas do Maracujazeiro
Germano Leão Demolin Leite Aline Fonseca do Nascimento
Oi pessoal! Na aula de hoje nós vamos falar sobre o maracujazeiro.
Vocês irão aprender sobre as principais pragas e seus danos nesta cultura, a fazer amostragem e a controlar as pragas. Mas primeiro nós vamos falar um pouco sobre a cultura do maracujá. O maracujazeiro é uma planta originária da América Tropical, com mais de 150 espécies utilizadas para consumo humano.
&
Pessoal, as espécies mais cultivadas no Brasil e no mundo são o maracujá-amarelo,
D
o maracujá-roxo,
&
e o maracujá-doce.
&
Amigos, o maracujá-amarelo é a espécie mais cultivada no mundo, responsável por mais de 95% da produção do Brasil e utilizado principalmente no preparo de sucos.
O maracujá-doce é destinado para o mercado de fruta fresca, devido a sua baixa acidez. O Brasil é o maior produtor mundial com produção de 330 mil toneladas e área plantada de aproximadamente 33 mil hectares. O estado da Bahia é o principal produtor nacional, com cerca de 77 mil toneladas, em 7,8 mil hectares. Minas Gerais ocupa o quarto lugar com 25 mil toneladas, em 2,8 mil hectares.
>
Pois bem amigos, agora nós vamos apresentar a vocês as principais pragas e seus danos no maracujá. As pragas podem comprometer até 100% da produtividade da cultura quando em alta população.
&
As duas primeiras pragas que nós vamos ver são as lagartas desfolhadoras, como o próprio nome diz, comem as folhas das plantas de maracujá. Amigos, a Dione Juno Juno é uma borboleta alaranjada de 60 mm de uma asa a outra e tem as margens externas das asas de cor preta.
Essas borboletas colocam grande número de ovos de cor amarelo-avermelhado reunidos.
K
Pessoal, desses ovos saem às lagartas de cor preta com o corpo recoberto de espinhos e ficam agrupados; atingem 30mm de comprimento, quando bem