AARONCOBERLYEORITMODALINHA
544 palavras
3 páginas
AARON COBERLY E O RITMO DA LINHAAaron Coberly
Nascido em Seattle, nos Estados Unidos , o artista Aaron Coberly possui um desenho refinado e com um bom uso dos fundamentos do desenho, forma, composição e em especial a linha rítmica. Diferente dos desenhos acadêmicos realistas o traço de Coberly é solto e tende mais para a impressão da imagem que o artista vê em sua retina, exagerando e simplificando a luz no desenho através do uso da linha rítmica nos contornos do desenho.
A linha rítmica é uma técnica muito usada no desenho artístico que permite representar a luz que incide nas bordas do modelo exagerando sua percepção e criando um movimento, um ritmo para os olhos de quem observa o desenho. No exemplo acima Coberly faz o uso dessa técnica na linha que não fecha nas costas da modelo. O simples fato de não haver linha mostra ao olho de onde está vindo a luz, é como o efeito da exposição fotográfica, o estouro de branco. Com o uso da linha rítmica o artista pode simular esse efeito omitindo a linha de contorno no ponto mais perto da luz.
O desenho de Coberly a primeira vista pode parecer inacabado, mas a intenção do artista é deixar esses espaços brancos para que o olho do observador complete essa informação. O olho humano quando olha para um linha necessita de um tempo para percorrer de um extremo para outro, esse tempo é muito rápido, a ausência da linha faz o olho saltar esse caminho criando tempos diferentes na leitura da imagem. Essa dinâmica entre as marcas que o artista faz e aquelas que o olho completa cria o ritmo que o artista deseja. No exemplo acima a luz incide da direita para a esquerda e as linhas da perna, do braço e do rosto da modelo não são completadas de propósito.
Harold Speed no livro "A Prática e a Ciência do Desenho" define o ritmo como "O poder que a linha, os tons e as cores possuem de afetar o observador quando arranjadas e ordenadas para esse propóstio." Quando o artista domina esse conceito e sabe ordenar onde coloca suas linhas