aaaaah
OS DESAFIOS DO MERCADO DE TRABALHO – TENDÊNCIAS E POSSIBILIDADES
CONSTRUÇÃO NAVAL
Salvador – BA
2013
Escola Djalma Pessoa – SESI PIATÃ
OS DESAFIOS DO MERCADO DE TRABALHO – TENDÊNCIAS E POSSIBILIDADES
CONSTRUÇÃO NAVAL
Orientadora: Nádia Menezes
Turma: 2º L
Componentes: Amanda Lima
Bruna Dias
Larissa França
Marcos Almeida
Mariana Tito
Patrícia Souza
Salvador – BA
2013
CONSTRUÇÃO NAVAL
O curso tem por intuito educar um profissional a nível técnico propiciando habilidades profissionais e pessoais para o desenvolvimento estético, político e ético nos trabalhos requeridos pela indústria da construção naval. Estas habilidades estão ligadas como sugere o nome na construção de embarcações de pequeno e grande porte e estruturas hidroviárias, empregar e efetuar projetos, produtos, técnicas e equipamentos exercendo melhorias na qualidade industrial e até mesmo na manutenção de embarcações.
As aulas são realizadas em estaleiros e tanques de prova, os estaleiros são os locais onde estes profissionais montam e armazenam peças e as próprias embarcações, o primeiro construído no Brasil é localizado em Niterói – RJ.
Para ingressar neste curso o candidato deve ter a escolaridade mínima: estar matriculado no 2º ano do ensino médio ou ter concluído o ensino médio.
Grade Básica do Curso de Engenharia Naval envolve cálculo, física, hidrodinâmica, desenho técnico, tecnologia de construção naval, mecânica dos fluidos, termodinâmica, ciência dos materiais, soldagem, eletrecidade e quimica.
O tempo de duração media do curso é 6 semestres (3 anos). E o mercado de trabalho Brasileiro tem mais de 20 grandes estaleiros industriais e mais de 150 estaleiros para embarcações de transporte e lazer, em um mercado que emprega cerca de 80 mil pessoas. Com a descoberta de pré-sal deve-se aumentar a produção de navios e com isso mais empregos surgirão.
O perfil do aluno nesse curso