Aaaaaaaaa
Receita - é o produto da venda de produtos industrializados, ou da comercialização ou ainda da prestação de serviços da pessoa jurídica, nos mercados interno e externo;
Deduções da Receita: São compostas por valores que deduzem o valor das vendas de mercadorias, produtos ou serviços tais como:
a) Abatimentos: por razões de qualidade da mercadoria ou outros;
b) Vendas canceladas: correspondem à anulação de valores registrados como receita bruta de vendas e serviços.
c) Descontos Concedidos: são descontos comerciais e deverão estar presentes na nota fiscal de vendas.
d) Tributos sobre as vendas e serviços: são os tributos (impostos, taxas e contribuições) que no ato de obter a receita com a venda e /ou prestação de serviços incidem sobre as mesmas. Os tributos são PIS (Tributo Federal), COFINS (Tributo Federal), ICMS (Tributo Estadual), ISS (Tributo Municipal).
Custo da Mercadoria Vendida (CMV) e Custo do Serviço Prestado (CSP).
Para compreender o CMV / CSP é necessário dominar o conceito básico de custo.
De forma simplificada “Custo” é o gasto efetuado pela Empresa ou Entidade pelo qual se obtém um bem, direito ou serviço. O custo insere-se no montante do gasto com matéria-prima, mão-de-obra e outros encargos diretamente ligados à produção de bens ou serviços. Ele é, portanto, o desembolso que a Empresa ou Entidade adquire um bem ou serviço, bem como o valor que se tem no processo interno da empresa para prestação de serviços ou obtenção de bens, para venda ou uso interno. Exemplo: Compra de mercadorias para o estoque onde, na entrada dessa mercadoria na Entidade a mesma fará parte do Patrimônio. Porém na venda, nascerá uma receita (entrada de numerários) e para saber o resultado da operação, é necessário conhecer o valor do custo pago por essa mercadoria vendida.
Assim, a título de exemplificação, o CMV (empresas comerciais) é composto por:
CMV = EI + C - EF
Ou seja:
Custo de