Aaaaaaaaa
A iniciação da criança nas habilidades de leitura abre-lhe portas ao conhecimento, a competência de leitura, adquirida nas trocas que, enquanto leitor, ela realiza, aperfeiçoa-se ao longo da vida e pode mantê-la conectada à toda produção do pensar, agir e criar, realizada pela humanidade e registrada em formato de textos escritos. A força dessa aprendizagem constrói consciência e atitudes eficazes ao longo da vida.
2. O que produz a presença da literatura entre as tarefas da escola?
Produz um contínuo questionamento a respeito de estratégias para levar os alunos aos textos, sobre técnicas de leitura, diversidade dos textos escritos e desenvolvimento de estreitas relações de curiosidade, desempenho e satisfação, no que se refere à literatura; Atualmente, os professores se preocupam em descobrir modos de incentivar a leitura, muito além das técnicas de alfabetização, uma vez que buscam criar uma nova visão do trabalho com textos.
3. Quais são as características dos textos cartilhescos?
São textos construídos com a finalidade de servir de apoio a atividades e exercícios de língua, que tem uma construção fragmentada, de frases sem coerência e sem sentido, construídas como narrativas primarias, que nada dizem ao imaginário infantil, nem respondem às expectativas desse publico.
4. Desde quando, a escola assumiu a responsabilidade pela aprendizagem da língua portuguesa?
A escola vem cumprindo esse papel em especial após o Iluminismo (séc. XVIII), período em que nasce a escola burguesa que herdamos
5. O que é iletramento?
É a incultura da escrita – o desconhecimento tanto do que ela produz e transforma, como dos meios de ter acesso a ela e dela participar.
6. Para produzir textos, a criança deve...
Dominar o código da escrita, ter o que dizer, ter razões para dizer, e ter claro um