aaaaaaaaa
Todo trabalho de pesquisa é um produto do saber, um registro do aprendizado, por isso, é considerado um documento escolar. A estética (apresentação) conta muito ao entregá-lo ao professor. Aqui serão expostas algumas orientações importantes para o trabalho escolar, a saber:
CAPA: É o revestimento externo que protege o conteúdo e parte obrigatória da pesquisa feita a ser apresentada. Deve conter informações: Título da Instituição de Ensino (nome da escola), Curso, Disciplina, Nome do professor e do aluno com seu número e série, Título do trabalho, data de entrega.
ÍNDICE: Folha em que apresenta uma lista dos assuntos, colocando o número das páginas já escritas.
INTRODUÇÃO: É a parte em que o(s) autor(es) apresenta(m) o objetivo pelo qual o trabalho foi escrito, como foi feita a pesquisa e qual a importância do mesmo.
DESENVOLVIMENTO: Essa parte é o assunto propriamente pesquisado, escrito com palavras acessíveis aos leitores feita pelo aluno-pesquisador.
Nessa parte, apresenta-se o que é o assunto, coloca-se o contexto de época de quem são (ou foram) os autores que desenvolveram o assunto, descreve-se dados, obras, os problemas abordados, cita-se exemplos e a conclusão dos autores pesquisados.
CONCLUSÃO: É o texto propriamente inédito, onde o aluno-pesquisador, após uma rápida resumida do foi dito no desenvolvimento, expõe o que entendeu, qual a importância do tema pesquisado comparando com problemas da realidade atual, acrescentado uma nova proposta ou confirmando as teses apresentadas.
REFERÊNCIA BIBLIOGRÁFICA: É a lista dos livros, artigos, periódicos (revistas e/ou jornais) ou sites consultados para a pesquisa antes do trabalho elaborado. Essa lista demonstra com quais autores o aluno-pesquisador dialogou para elaborar seu trabalho escolar. Como esses autores têm seus direitos autorais garantidos, toda citação deve ser apresentada no final do trabalho que será entregue. Para isso, existe uma regra, um padrão internacional a