A15 Nota De Aula Funcoes E Escopo
CURSOS: CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO E SISTEMA DE INFORMAÇÃO
DISCIPLINA: FUNDAMENTOS DE PROGRAMAÇÃO
PROF. BRUNO DE CASTRO HONORATO SILVA
NOTA DE AULA SOBRE FUNÇÕES E ESCOPO DE VARIÁVEIS
1. INTRODUÇÃO
Nesta nota de aula iremos rever conceitos e exemplificá-los sobre os tópicos referentes a Funções e Escopo de Variáveis afim de facilitar o entendimento destes que são conceitos fundamentais para qualquer linguagem de programação imperativa ou orientada a dados.
2. Funções
Como já visto, o conceito de funções é simples:
Conjunto de comandos agrupados em um bloco que recebe um nome e através deste pode ser ativado.
É valido ressaltar que as mesmas regras para nomeações de variáveis também se aplicam a nomeação de funções.
Um programa em linguagem C consiste em uma ou mais funções. A função principal, denominada main, indica onde o programa inicia. Bibliotecas são arquivos contendo várias funções que podem ser incorporadas aos programas escritos em C. A diretiva #include faz com que as funções inseridas na biblioteca especificada possam ser utilizadas no programa.
A premissa para utilização de funções, e até mesmo para a criação de alguns paradigmas de programação e técnicas de qualidade de software, vem do provérbio 'dividir para conquistar'. No contexto da linguagem C, 'dividir para conquistar' implica em fragmentar a função principal(main) em blocos menores de códigos a qual recebem um nome e são ativados na função main através deste.
Podemos enumerar 5 motivos específicos para a utilização de funções:
1. Evitar que um trecho de código que seja repetido várias vezes dentro da função main ou dentro de outras funções;
2. Permitir o reaproveitamento de código já construído;
3. Permitir a alteração de um trecho de código de uma forma mais rápida, pois se uma função representa uma operação e esta operação está com problema, podemos ir direto na respectiva função para resolver o problema; 4. Facilitar a