a06v26n1

5116 palavras 21 páginas
Artigo Original

Medida da freqüência respiratória e do volume corrente para prever a falha na extubação de recém-nascidos de muito baixo peso em ventilação mecânica
Evaluation of respiratory rate and tidal volume to predict extubation failure in mechanically ventilated very low birth weight infants�
Josy Davidson1, Milton Harumi Miyoshi2, Amélia Miyashiro N. dos Santos3, Werther Brunow de Carvalho4

RESUMO

ABSTRACT

Objetivo: Verificar se a freqüência respiratória (FR), o volume corrente (VC) e a relação FR/VC poderiam prever a falha na extubação em recém-nascidos de muito baixo peso submetidos à ventilação mecânica.
Métodos: Estudo prospectivo, observacional, de recém-nascidos com idade gestacional <37 semanas, peso ao nascer <1.500g, ventilados desde o nascimento por 48 horas a 30 dias. Após a indicação da retirada da ventilação mecânica, o neonato foi colocado em pressão positiva contínua (CPAP) por via traqueal por dez minutos, avaliando-se
FR, VC e relação FR/VC por meio de um pneumotacógrafo conectado entre a cânula traqueal e o circuito do ventilador.
Em seguida, o recém-nascido foi extubado e colocado em
CPAP nasal, considerando-se falha na extubação a necessidade de reintubação em 48 horas.
Resultados: Das 35 crianças estudadas, 20 (57%) foram extubadas com sucesso e 15 (43%) necessitaram de reintubação. A FR e a relação FR/VC tenderam a ser maiores no grupo que falhou na extubação; o VC foi similar nos dois grupos.
A sensibilidade e a especificidade para falha na extubação foram, respectivamente, 50 e 67% para FR, 40 e 67% para o VC e 40 e 73% para a relação FR/VC.
Conclusões: A FR, o VC e a relação FR/VC apresentaram baixa sensibilidade e especificidade para prever a falha na extubação em recém-nascidos de muito baixo peso.

Objective: To verify if respiratory rate (RR), tidal volume
(TV) and respiratory rate and tidal volume ratio (RR/TV) could predict extubation failure in very low birth weight infants submitted to mechanical ventilation.
Methods:

Relacionados

  • trab seg
    29968 palavras | 120 páginas