a01 ie80

1312 palavras 6 páginas
Introdução à Engenharia

Os direitos desta obra foram cedidos à Universidade Nove de Julho

Introdução à Engenharia

Este material é parte integrante da disciplina Introdução à Engenharia, oferecida pela
UNINOVE.
O acesso às atividades, conteúdos multimídia e interativo, encontros virtuais, fóruns de discussão e a comunicação com o professor devem ser feitos diretamente no ambiente virtual de aprendizagem UNINOVE.

Uso consciente do papel.
Cause boa impressão, imprima menos.

Aula 1 pg. 2

Introdução à Engenharia

A Universidade

Objetivo da Aula
Apresentar a evolução da universidade como instituição e pólo gerador de conhecimento e a evolução da sociedade desde a sua criação até a universidade contemporânea.
Apresentar a interferência do Estado e da Igreja nas diretrizes originais da universidade e as respectivas repercussões. Discutir a transformação do aluno em estudante dentro do contexto da universidade contemporânea.

O entendimento da função e atributos da universidade atual na formação do indivíduo passa claramente por uma visão objetiva do passado dessas instituições. Todavia, a ideia atual de universidade passa necessariamente pelo progresso contínuo da sociedade. Segundo SILVA (2006), o progresso se dá por meio da invenção do novo e a sucessão das inovações ao longo do tempo.
Historicamente a universidade é uma criação do espírito medieval, ou seja, do novo espírito de que o mundo medieval se revestiu, depois do ano 1000. Nasceu na mesma época das Cruzadas e das grandes catedrais românicas e góticas, sendo obra, em boa parte, do mesmo ambiente histórico.
A Idade Antiga teve, sem dúvida, diversas escolas de Ensino Superior, sendo que algumas delas ficaram famosas para sempre, pelo brilho que atingiram. A Alta Idade Média soube continuar a tradição escolar do mundo romano, e, sob a égide da Igreja, floresceram diversos centros de estudo, em que a teologia, o direito, a medicina, entre outros ramos do saber eram ministrados com vista à preparação dos

Relacionados