Software Fatal
1) Em que medida o software foi responsável pelo problema?
R=Foi o problema apresentado pelo programa quando era feito um cálculo fora do modo padrão, a falta de um estudo sobre a funcionalidade do software e o uso fora dos padrões do mesmo. Primeiramente o programa resultava em valores errados quando usadas placas diferentes do padrão, em segundo os médicos não verificavam as contas do software de outro modo para ter certeza sobre seu resultado e por último os médicos fizeram as contas com dados que já eram descritos como inapropriados para tal software.
2) Em que medida os fatores humanos contribuíram?
R=. Os responsáveis pelo problema foram os médicos que usaram métodos errados para os cálculos, sem ao menos ter a segurança de checar valores.
3) Quem deveria ser considerado culpado?
R=A empresa que criou o Software (MULTIDATA SYSTEM INTERNATIONAL).
4) Como problemas assim poderiam ser evitados?
R=Se tivesse profissional adequado para o desenvolvimento do software e alguém que saiba usá-lo de forma correta.
5) Quais fatores gerenciais, organizacionais e tecnológicos foram responsáveis pelas doses excessivas de radiação no Instituto Nacional do Câncer do Panamá?
R=Pelo erro de manuseio do software, pelas doses excessivas de radiação, pelos físicos, médicos e também pela empresa do software.
6) Quem foi responsável pelo mau funcionamento do sistema?
R=Os três físicos médicos panamenhos que usaram o software para calcular as doses de radiação aplicada nesses pacientes foram acusados de homicídio doloso. Dois deles foram condenados e sentenciados a quatro anos de prisão.
7) Foi desenvolvida uma solução adequada para esse problema? Explique sua resposta.
R= O texto não apresenta nenhuma solução para tal problema, mas a empresa foi proibida de produzir software para aparelhos de radioterapia