99010026440

738 palavras 3 páginas
Introdução
Câmara de Neubauer também referida como hemocitômetro, é uma lâmina grossa de uso microscópico, com formato retangular e normalmente de vidro, com uma depressão no centro, utilizada para fazer contagem de células por unidade de volume de uma suspensão. Podem ser contadas as células sanguíneas, tais como as hemácias ou eritrócitos, os diferentes tipos de leucócitos (leucócitos, granulócitos e agranulócitos) como também as plaquetas. Além disto, podem ser enumerados também alguns microorganismos. No centro desta lâmina existem várias linhas perpendiculares com marcações em quadrantes. Ao analisar em microscópico com a objetiva de imersão, pode-se perceber que existem três tipos de quadrantes, que juntos formam um quadrado maior. Estes quadrantes são usados para fazer as contagens e assim determinar a concentração de células em um determinado volume de fluido, para poder calcular a concentração de células no líquido global (do qual foi tirado à amostra analisada).

Metodologia
CONTAGEM DE LEUCÓCITOS TOTAIS
1. Preparo da câmara: Verifique se a câmara está limpa e desengordurada. Observe que a câmara contem duas plataformas na faixa central, contendo 2 quadrados (retículos) cada uma, isso permite a realização de 2 exames simultaneamente. Umedeça as faixas laterais de apoio e fixe a lamínula sobre a plataforma recobrindo os dois retículos. Como as faixas laterais que apóiam a lamínula são mais altas que a plataforma, ocorre à formação de um espaço tridimensional (0,9 µl) entre a plataforma com o retículo e a lamínula. Nesse espaço acondicionará a amostra após processamento.

2. Aliquotar o diluente: Com o auxílio de uma pipeta automática, adicione 400µL de solução de Turk (ácido acético glacial 2 mL, água destilada 100 mL, 1 mL solução aquosa de violeta genciana a 1% ou azul de metileno) em um tubo de ensaio (5 mL). Atenção as pipetas são de 100 µL, portanto façam 4x 100 µL.
3. Homogeneizar amostra de sangue: Segure o tubo com a amostra de sangue e

Relacionados