98989
O filme “Como Estrelas na Terra toda Criança é Especial”, tem como título original: Taare Zameen Par/Stars on Earth e foi lançado na Índia no ano de 2008. É um drama com 165 minutos de duração e foi produzido e dirigido por Aamin Kham, no qual recebeu o prêmio de melhor filme e melhor ator. Esta obra traz como assunto principal a dislexia, um transtorno de aprendizagem e que vem para mostrar que isso está bem perto de nós, por isso, a importância de termos educadores preparados para lidar com essa situação.
A cada cena, podemos perceber que se trata de um filme que contagia seus telespectadores abastecendo com informações trazidas da realidade existentes no contexto social. É um filme que relata a história de Ishaan Awasthi, um menino que apresenta muitas dificuldades em ler e escrever. A esse transtorno é dado o nome de dislexia, que é um assunto muito delicado e importante.
Iashaan era um menino entre 8 e 9 anos de idade e morava na Índia com seus pais e o irmão mais velho. Ele estava cursando a terceira série pela segunda vez.
Era muito dependente de sua mãe. Não fazia nada sem a sua ajuda. Ele não obedecia a ninguém, não tinha regras e era anti-social. O que o diferenciava do seu irmão, que era independente em seus afazeres, muito inteligente e visto como o melhor aluno da sala.
As reclamações sobre o comportamento de Ishaan eram freqüentes e vinham de todos os lados. Professores, vizinhos, família, todos tinham o que reclamar do menino. Ele era visto por todos como uma criança burra e incapaz de ler e escrever.
Ishaan repetia sempre os mesmos erros, não prestava atenção nas aulas, não concluía os exercícios proposto em sala, ia muito mal às provas e o seu caderno era cheio de correções do professor. Todos achavam que ele se comportava dessa forma porque era desinteressado e preguiçoso, talvez porque aparentemente não demonstrasse ter nenhuma deficiência.
Diante de toda a situação em torno do Ishaan e a