Tratamento Térmico Revenimento
Se repararmos ao nosso redor hoje percebemos que estamos cercados por diversos tipos de materiais, em tudo o que fazemos ou onde vamos podemos notar a riqueza dos tipos de materiais que nos rodeiam. Em especial os Aços e Ligas, que sem percebermos nos tornamos extremamente dependente deles, seja em nosso transporte em hospitais em prédios e estruturas. Então qual é a diferença (micro estrutural) entre um aço utilizado na construção civil para um aço utilizado por exemplo no motor do nosso carro? Daí nasce a necessidade do engenheiro conhecer maneiras de se manipular as características mecânicas, térmicas e elétricas dos materiais.
REVENIMENTO
O revenimento é um tratamento térmico destinado aos aços previamente temperados (microestrutura martensítica), com o objetivo principal de aumentar sua ductilidade e tenacidade. É realizado em temperaturas inferiores à zona critica com tempos de duração e velocidades de resfriamento controladas.
Os aços temperados são revenidos para a obtenção de propriedades mecânicas específicas (aumento de ductilidade e tenacidade), aliviar tensões internas e garantir estabilidade dimensional a peça (o revenimento é acompanhado por uma redução de volume). Microestrutura obtida: Martensita revenida.
Variáveis que afetam o tratamento:
As variáveis que afetam a microestrutura e propriedades mecânicas dos aços temperados são:
Temperatura de revenimento
Tempo na temperatura de revenimento
Velocidade de resfriamento após o revenimento
Composição do aço, incluindo teor de C, elementos de liga e impurezas.
Com raras exceções, o revenimento dos aços é normalmente realizado entre
175 e 700ºC e tempos que variam de 30 minutos até 4 horas.
Baseando-se em estudos metalográficos, de difração de raios X e de dilatometria, o revenimento dos aços ao carbono e aços baixa-liga é dividido em três estágios: ESTÁGIO I - 100 a 250º C:
• é chamado alívio de tensões pois não se detecta