9090
RELATÓRIO SOBRE POLUIÇÃO ATMOSFÉRICA
Poluição atmosférica é a contaminação ocasionada por resíduos ou produtos secundários gasosos, sólidos ou líquidos, que podem ser prejudiciais a saúde do homem, causar danos as plantas e animais, reduzir a visibilidade e provocar odores desagradáveis. O ar poluído pode penetrar nos pulmões ocasionando o aparecimento de várias doenças, como a bronquite crônica, a asma e até mesmos o câncer pulmonar, essas doenças tem mais chances de se desenvolver pelo consumo de cigarros.
Uma grande consequência da poluição atmosférica é o surgimento de um buraco na camada de ozônio, um dos grandes responsáveis é o gás CFC (clorofluorcarbono), contido em sprays de desodorantes ou inseticidas e refrigeradores. Esse buraco na camada de ozônio vem se expandido constantemente, por sorte esses danos foram causados na parte da atmosfera situada acima da Antártida, pois o ozônio é um gás que filtra os raios ultravioletas do Sol, se esses raios chegassem a superfície terrestre com mais intensidade provocariam queimaduras na pele que poderiam até causar câncer.
A poluição atmosférica não é um processo recente e de inteira responsabilidade dohomem, tendo a própria natureza se encarregado, durante milhares de anos, de participar ativamente deste processo, com o lançamento de gases e materiais particulados originários de atividades vulcânicas e tempestades, dentre algumas fontes naturais de poluentes.
Contudo, a atividade antrópica intensificou de tal forma a poluição do ar com o lançamento contínuo de grandes quantidades de substâncias poluentes, que a qualidade do ar tornou-se um problema ambiental dos mais significativos, tanto nos países industrializados como naqueles em desenvolvimento, tornando-se uma ameaça à saúde e ao bem-estar das pessoas e do meio ambiente em geral.
Até meados de 1980, a poluição atmosférica urbana era atribuída basicamente às emissões industriais, e as ações dos órgãos ambientais visavam ao controle das