8999999
719 palavras
3 páginas
Este trabalho propõe uma análise pragmática e à luz do conceito de gramaticalidade da música Another Brick in the Wall, composta por Roger Walters, lançada nos anos 80 pelo grupo inglês Pink Floyd, e problematizar a questão da dupla negação a partir do contexto sociocultural no qual a música foi lançada. A música se tornou polêmica no início da década de 80 e ainda nos dias de hoje provoca diversas reações por criticar uma educação que não visa transformar o aluno em um cidadão pensante e questionador, mas sim em apenas mais um na sociedade. Essas questões em torno da música despertaram o interesse em se fazer uma análise de cunho sociolinguístico.
Como ponto de partida para a análise, utilizaremos o conceito de gramaticalidade e a pragmática. Entendemos gramaticalidade como a capacidade natural do falante de produzir sentenças segundo a ordem e regras sintáticas, morfológicas, fonológicas e semânticas da língua. Dado nosso corpus, elegemos analisar apenas a ocorrência de dupla negação na língua inglesa. Combinando “gramaticalidade” com uma análise do contexto no qual a música se insere, examinaremos a dupla negação em inglês, levando em conta não apenas o protesto contra a manipulação e alienação dos alunos, como justificativa do que seria um erro gramatical proposital por parte de Walters, mas também a origem da dupla negação na língua inglesa, para discutir o que seria gramatical e o que seria violação da norma gramatical como prescrita pela gramática tradicional, Walters se valeu desse jogo para cumprir o propósito comunicativo da música.
Já a pragmática analisa o enunciado do ponto de vista do contexto e como seus participantes se envolvem no proferimento de atos de fala. Assim, ao analisarmos um enunciado, levamos em consideração a capacidade humana de combinar o conhecimento da gramática com informações contextuais variadas, vindas do conhecimento de mundo dos falantes de uma determinada língua. É esta