8606932030642
1132 palavras
5 páginas
1. Poucos dias antes do início do sangramento menstrual, próximo ao fim da fase lútea: c) LH e FSH plasmáticos estão nos seus níveis mais baixos.
2. A que se deve a formação e qual a função do corpo lúteo?
Sua formação se dá após a ovulação, quando as células da granulosa e as células da teca interna do folículo que ovulou se reorganizam dão origem a uma glândula endócrina temporária, localizada na camada cortical do ovário. O corpo lúteo libera estrógeno e progesterona, dois hormônios necessários para a manutenção da gravidez; se esta acontece, o corpo lúteo funciona por cinco ou seis meses; se não acontece, ele pára de funcionar.
3. Sobre a neuroendocrinologia das gônadas, explique o ciclo hormonal feminino:
Neuroendocrinologia é estudo da produção e liberação de hormônios por células nervosas - neurônios, e a interação destes com vários órgãos e tecidos alvo, sendo a ovulação o resultado final dessas interações hormonais, gonadais e extra-gonadais, que se iniciam na menarca e continuam até a menopausa.
Para que ocorra essa interação é necessário haver a integridade anatômica e funcional do eixo neuroendócrino constituído principalmente pelo hipotálamo, hipófise e ovário, e influenciado pela córtex cerebral e o sistema límbico.
O cérebro é um importante elemento na regulação neuroendócrina, sendo os principais elementos o hipotálamo, hipófise, glândula pineal e tanícitos.
A hipófise era considerada a glândula principal, nesse comando, estudos apontaram o hipotálamo como a glândula principal, influenciado pelo sistema nervoso central e periférico. Atualmente acredita-se que os eventos que regulam o ciclo menstrual são produzidos pelos esteróides sexuais sintetizados pelo próprio folículo destinado a ovular naquele ciclo.
Então concluimos que a ovulação se dá devido a ação de retroalimentação (feedback) dos esteróides sexuais sobre a hipófise anterior.
4. Explique as funções dos hormônios GnRH, FSH e LH:
O GnRH é responsável por regular indiretamente