844 3268 1 PB
Teologia do Apartheid na África do Sul
Um Exemplo de Teologia Ideologizada
Thor H. Hovland
O alvo deste artigo é mostrar como a teologia foi ideologizada nas igrejas reformadas holandesas brancas da África do Sul. Através de uma análise histórica que inclui também a última década, espero reconstituir linhas específicas que possam nos ajudar a evitar impasses semelhantes.
A ideologia do apartheid é composta de várias tradições ideológicas. A incorporação dessas tradições tem seus pressupostos históricos específicos nas experiências dos africânderes no sul da África, mas todas são originalmente emprestadas da Europa. Por conseguinte, em primeiro lugar esboçarei essas tradi ções que atualmente são subcorrentes da ideologia do apartheid, e também desta carei a influência cristã. Tendo formado um quadro da ideologia do apartheid, examinarei mais de perto a maneira como a Bíblia e idéias cristãs foram usadas ideologicamente em cada caso. É especialmente importante ver como os teólogos sul-africanos interpretaram a Bíblia a fim de apoiar esse tipo específico de ideologia.
O termo apartheid foi usado pela primeira vez em sentido distintivo na década de 30, mas vou usá-lo como termo global para designar a tradição ideoló gica que se transformou na ideologia do Partido Nacional que governou o país a partir de 1948. De modo semelhante, usarei o termo “ teologia do a p a rth eid como termo global para designar a tradição teológica específica que se desenvolveu ao longo dos últimos séculos dentro das três igrejas reformadas holandesas brancas da África do Sul, embora a teologia do apartheid em sentido estrito só tenha sido elaborada nos anos de 1942 a 1956.
É evidente que não há concordância quanto à divisão da ideologia do apart heid em várias subcorrentes, ainda que todos os comentadores concordem que essa ideologia constitui uma tradição complexa. Optei destacar quatro subcorrentes distintas, que, em minha opinião, cobrem bem esse