82828282828
851 palavras
4 páginas
HISTÓRICOA bomba carneiro foi inventada por JOHN
WHITEHURST em 1772, porém necessitava de um operador para fazê-la funcionar. A partir desta invenção os irmãos franceses MONTGOLFIER tornaram o aparelho automático.
O nome carneiro hidráulico vem da relação entre o instinto do carneiro (animal) dar golpes com a cabeça no que ou em quem ele vê em sua frente e o fato de o aparelho em funcionamento emitir um som característico, semelhante ao golpe do animal.
Devido à gravidade, quando a água escoa por um cano e sofre uma interrupção brusca, também surge um golpe. E esse fenômeno é chamado “golpe de aríete”.
A bomba carneiro hidráulico utiliza este
“golpe de aríete” para bombear água de um nível mais baixo para um nível mais alto. Utiliza a própria força da gravidade para obter pressão suficiente para elevar uma quantidade de água para um reservatório a uma determinada altura sem a necessidade de combustível fóssil ou uso de eletricidade.
4 Niple 32 mm
1 Válvula de retenção vertical (metal) 1 polegada 1 Válvula de sucção (metal) de 1 polegada
1 Bucha redução de 1 pol. Para ½ pol.
1 Adaptador para mangueira de ½ pol.
1 Parafuso 5/16 de 10 cm (rosca até o final)
3 porcas (chave 13)
1 arruela
1 Fita veda rosca
1 Cola PVC
30 cm de cano de PVC 32 mm
1 Registro de gaveta 32 mm
1 Cap 32 mm
2 Adaptador curto 32 mm
Molas diversas (cabo de guarda-chuva, tesoura de poda, válvula hidra, etc...)
Serviço de torno (válvula de sucção)
20 cm de Lixa de fogão
Equipamentos
Serra de cortar cano
Chave 13
Alicate de pressão
JUSTIFICATIVA
Por ser uma alternativa de baixo custo e que não gera impactos ambientais, é de simples manejo e pouca manutenção que usa como energia a própria água para o seu funcionamento, o carneiro proporciona melhor rentabilidade a inúmeras atividades na propriedade, racionaliza o trabalho humano, otimizando o recurso natural mais importante que é a água. O carneiro