DORT
ESPECIALIZAÇÃO EM ENFERMAGEM DO TRABALHO
DISCIPLINA: DORT
Fichamento: Saúde do Trabalhador e Terceirização: Perfil de Trabalhadores de Serviços de Limpeza Hospitalar
CAMPINA GRANDE – PB
MAIO 2010
CHILLIDA, Manuela de Santana Pi; COCCO, Maria Inês Monteiro. Saúde do Trabalhador e Terceirização: Perfil de Trabalhadores de Serviços de Limpeza Hospitalar. Revista Latino-americana de enfermagem; mar-abr. 2004.
1. INTRODUÇÃO: As transformações na organização do trabalho que apresentou como resultados o aumento do desemprego e também transformações estruturais que proporcionam desqualificação de alguns e super qualificação de outros.
1.1Terceirização: Transferir a responsabilidade de um serviço, ou de determinada fase da produção ou comercialização, de uma empresa para outra (visando principalmente redução dos custos e racionalização da produtividade.
1.2 Trabalhadores de serviços gerais (s/qualificação formal e são submetidos a disciplina e lógica capitalista).
2. RESULTADOS: Constatou-se que aproximadamente 50% dos entrevistados tinham entre 30-39 anos, 74% eram do sexo feminino, 64% estudaram entre a 1ª e 7ª série primária e 32 % começaram a trabalhar na infância.
2.1 60% revelaram que o trabalho afetava sua saúde (produtos utilizados, trabalho repetitivo e acidentes por materiais e fluidos); 36% afirmavam que já possuíam problemas diagnosticados pelos médicos (doenças respiratórias, cardiovasculares e músculo-esqueléticas), 84% realizaram uma ou mais consultas no último ano e 66% afirmam terem planos para o futuro (casa própria, mudar de emprego e aumento salarial).
3. DISCUSSÃO DOS DADOS: Pode-se perceber como grandes problemas do processo de terceirização a diminuição dos salários, perda de benefícios sociais, ausência de equipamentos e dos respectivos registros
3.1 Doenças estão relacionadas diretamente ao trabalho desenvolvido (tendinite, dermatite,