8 F Sica Na M Sica
Curso: Tecnologia em Mecânica: Processos de Soldagem
Física na Música
Quando falamos, ouvimos algum som nunca pensamos em física ou qual a relação com a música, e certamente as duas áreas possuem muita relação. A física evidencia como se dá a propagação ou a percepção do som, já que não precisamos estar na frente de uma fonte sonora para ouvi-la. As ondas sonoras são consideradas ondas mecânicas, ou seja, ondas de pressão que se propagam a partir de variações de pressão do meio. Já as ondas eletromagnéticas são formadas pela combinação entre campos elétricos e magnéticos. Que foi descoberto por um físico escocês James Maxwell no século XIX, e que teve a teoria comprovada apenas nove anos depois por Heinrich Hertz, teoria dessas propriedades que é a responsável hoje em dia por ouvirmos rádio, assistir televisão, usar microondas, acessar a internet entre outras mais.
As ondas possuem uma classificação quanto a direção de propagação, ou seja, de acordo com a direção de vibração das partículas em relação a direção de propagação das ondas, sendo elas ondas longitudinais, ondas transversais, e ondas mistas. As ondas longitudinais são nas quais onde a direção em que vibram as partículas coincide com a direção de propagação. As ondas transversais são ondas nas quais a direção em que vibram as partículas é perpendicular a direção de propagação da onda. Já as ondas mistas são as ondas em que vibram longitudinalmente e transversalmente ao mesmo tempo.
E por meio desses parâmetros e vários outros como: intensidade, frequência, timbre pode se apresentar o vinculo entre essas duas áreas do conhecimento e trazer uma contribuição para o estudo desses fenômenos e facilitar a visão para explicar a relação entre a física e a música.