7SR Ondas
MHS
MOVIMENTO HARMÔNICO SIMPLES (MHS) def.1 – é o movimento no qual a aceleração escalar é proporcional à elongação e de sinal contrário.
Todo movimento harmônico simples é periódico e oscilatório.
A força no MHS é do tipo: F = k.X
X= elongação
Def.2: Chamase MHS a todo movimento que obedece a uma lei representada por uma função senoidal (ou cosenoidal) do tipo: x = A sen (w.t+ o)
Obs. A definição 2 é mais completa de MHS, pois contempla a parte dinâmica (w) e a cinemática (A e o)
MOVIMENTO PERIÓDICO: Todo movimento onde uma mesma situação se repete em intervalos de tempo iguais.
MOVIMENTO OSCILATÓRIO (VIBRATÓRIO): Todo movimento de vaivém simétrico em torno de um ponto de equilíbrio. Funções horárias do MHS:
Elongação (X) X = A cos ( w t + o )
OSCILADOR HARMÔNICO ou Sistema massamola.
a) O corpo preso à mola executa MHS. b) A elongação no MHS é, em módulo, a própria deformação(distensão ou contração) da mola. c) A força resultante no corpo é a própria força elástica aplicada pela mola.
d) No ponto de equilíbrio, a força elástica (força resultante) é mula, e a mola não está deformada.
Velocidade (V) V = w A sen ( w t + o )
Aceleração (a) a = w2 A cos ( w t + o ) onde A = amplitude do MHS – medida do deslocamento zero até o máximo. o = fase inicial do MHS – indica o desvio do corpo em
ENERGIA NO MHS relação a posição de equilíbrio no tempo t=0. w = Velocidade angular, pulsação ou frequência angular do Dado um sistema massamola ou pêndulo simples, onde as forças de atrito são desprezadas, haverá conservação de energia mecânica, isto movimento. é, para qualquer configuração do sistema a soma da energia cinética mais a potencial é constante.
SEN
MCU E M HS
Emec = Ec + Ep = k A2 / 2
V t
Ec = m V2 / 2
Ep = m g h
V
Eel = k x2 / 2
P
R a cp
a
P'
o
C O S
x
Velocidade em função da elongação: v =w2 (A2 x2)
Velocidade