GEOPROCESSAMENTO DATUMS ADOTADOS NO BRASIL
DATUMS ADOTADOS NO BRASIL
JI-PARANÁ
2015
GÉSSICA RENATA DE MORAIS SILVA
DATUMS ADOTADOS NO BRASIL
Trabalho enviado ao professor Alisson Nunes, para obtenção de nota parcial, da disciplina Geoprocessamento.
JI-PARANÁ
2015
HISTÓRICO DOS DATUMS UTILIZADOS PARA GEOPROCESSAMENTO NO BRASIL. MOSTRAR CRONOLOGICAMENTE OS DATUMS AO LONGO DAS DÉCADAS.
Historicamente, no Brasil já foram oficialmente adotados quatro referenciais geodésicos:
Córrego Alegre Na década de 50 foi adotado o Sistema Geodésico Córrego Alegre, o qual tinha como vértice o ponto Córrego Alegre e o elipsóide Internacional de Hayford de 1924 como superfície de referência, sendo seu posicionamento e orientação determinados astronomicamente.
Coordenadas:
latitude = 19° 50' 14.91" S longitude = 48° 57' 41.98" W h = 683.81 metros
Orientação elipsóide-geóide no ponto datum:
Fi=ā=0 (componentes do desvio da vertical)
N=0 metros (ondulação geoidal)
Astro Datum Chuá A partir de estudos gravimétricos na região do ponto Córrego Alegre, foi escolhido um novo ponto, no vértice de Chuá. Este sistema foi estabelecido pelo IBGE em caráter provisório, como um ensaio para a implantação do Datum SAD69. Foram ignoradas as componentes do desvio da vertical no processo de ajustamento das coordenadas do Datum.
SAD69
O sistema geodésico SAD69 foi oficialmente adotado no Brasil em 1979. A imagem geométrica da Terra é definida pelo Elipsóide de Referência Internacional de 1967, aceito pela Assembléia Geral da Associação Geodésica Internacional que teve lugar em Lucerne, no ano de 1967. O referencial altimétrico coincide com a superfície equipotencial que contém o nível médio do mar, definido pelas observações maregráficas tomadas na baía de Imbituba, no litoral do Estado de Santa