70646140477
481 palavras
2 páginas
VictorO menino selvagem
Michelle Aparecida Nascimento Souza
Educação Especial Diurno
Professor: Damilano
O filme conta a história de um menino que vivia na floresta e não tinha contato com nenhum ser humano. Devido essa falta de convivência com o homem, esse menino não desenvolveu a fala, não andava ereto, e reconhecia o som dos nozes caindo no chão, porem desenvolveu muito o olfato.
Um dia o menino foi capturado por algumas pessoas e foi mandado para uma Instituição que abrigava e cuidava de deficientes. Fizeram uma avaliação para descobrir qual era a deficiência a menino chegando assim a várias teses. Na verdade era absurda a avaliação feita naquela época para identificar se uma pessoa tinha deficiência e qual deficiência possuía. Diziam que o menino ouvia, mas não escutava, pois escutar é o aspecto afetivo, cultural, emocional da audição, é dar tempo para interpretar aquilo que esta sendo ouvido e ouvir é um ato mecânico. Para escutar é preciso fugir das distrações, e manter a concentração, coisa que o menino não tinha. Chegaram a falar que ele era menos que um animal, não iria aprender nada até que um médico Dr. Jean Itard decide cuidar dele e ensinar-lhe algumas coisas.
Ele consegue a guarda do menino e um subsídio mensal que é dado para sua governanta para lhe ajuda com a casa e com o menino. O Dr. Jean Itard começa a alfabetizar o menino e dá-lhe o nome de Victor. Usou a teoria sensualista de Condillac; uma teoria mecanicista pela qual a vida mental funciona a partir das sensações. Durante nove meses que ficou ao lado do Dr. Itard, Victor manifestou sentimentos e um deles através do choro, aprendeu o alfabeto e algumas palavras que eram associadas a gravuras oferecidas pelo Dr. Jean.
Observa-se também que Dr. Jean usa muito a teoria de Skinner, o estimulo-resposta, uma vez que ele recompensa Victor cada vez que ele acerta os testes e o pune cada vez que ele erra. O médico percebeu que Victor não era surdo e tinha uma maneira de se comunicar,