Direito civil
“Educar não é ensinar respostas. Educar é ensinar a pensar”.
Ruben Alves
DIFERENTES CONCEPÇÕES DE DIDÁTICA
a) O aparecimento do termo data do séc.XVIII com Ratke, na sua obra “ Principais Aforismas Didáticos”.
b) O termo "didática" é conhecido desde a Grécia antiga e lá significava "ensinar, instruir, fazer aprender".
c) Em 1633, Comênio, um educador tcheco, escreveu um livro chamado Didactica Magna, no qual definia Didática como sendo a arte de ensinar tudo a todos. . c) O minidicionário Aurélio apresenta o verbete "didática" como a técnica de dirigir e orientar a aprendizagem.
d) Muitos compreendem a Didática como um compêndio de técnicas ou um receituário para um bom ensino.
e) No decorrer do tempo, segundo Amélia Domingues de Castro, Didática "passou a reunir os conhecimentos que cada época valoriza sobre o processo de ensinar".
Para Vera Maria Ferrão Candau, educadora da PUC do Rio de Janeiro, a Didática pode ser entendida como "reflexão sistemática e busca de alternativas para os problemas da prática pedagógica". (Amélia Domingues de CASTRO, A trajetória historio da didática, Idéias. (11): 22. •' Vera Maria Ferrão CANDAU. A didática em questão, p. 12)
1. Didática como Reflexão Sistemática
A Didática como reflexão sistemática é o estudo das teorias de ensino e de aprendizagem aplicadas ao processo educativo que se realiza na escola bem como dos resultados obtidos. Várias áreas do conhecimento que pesquisam o desenvolvimento humano: Filosofia, Sociologia, Psicologia, Antropologia, História, Política, Teorias da Comunicação, entre outras, estão presentes no estudo da Didática.
Com esses conhecimentos, ela vai pensar e refletir sobre questões relacionadas à escola e a sala de aula. Por exemplo: • como a criança e o adolescente aprendem; • como é a atividade do professor em aula; • como os alunos de uma turma se relacionam entre si e com o professor;