7 PASSOS ESTRUTURA E ORGANIZAÇÃO
ESTRUTURA E ORGANIZAÇÃO DA EDUCAÇÃO BRASILEIRA
Campo Grande (MS)
Abril/2014
Disciplina:
Estrutura e Organização da Educação Brasileira
Professor: José Flávio
Pedagogia 1º Semestre
Aluna
Najla Borges
R.A: 8490229652
Aluna
Nayara Servian
R.A: 8485194545
Aluna
Dayana Ferreira Bazzano
R.A: 8485199286
Aluna
Jéssica Aparecida F. Bazzano
R.A: 8061774031
Aluna
Rosana Martins
R.A: 8404998750
Aluna
Patrícia Soares Barbosa
R.A: 1299263285
Trabalho desenvolvido na disciplina Estrutura e Organização da Educação Brasileira apresentado à Anhanguera Educacional como exigência para a avaliação, sob orientação do professor José Flávio.
Caso 1
Entende-se que:
Projeto Pedagógico e Autonomia se inter-relacionam. A autonomia é condição necessária para que a Escola elabore e realize seu próprio Projeto Pedagógico. E este, por sua vez, é o que permite à escola atuar de acordo com suas próprias necessidades.
Num projeto pedagógico tudo é relevante na teia das relações escolares, porque todas elas são potencialmente educativas ou não educativas. Ensinar bem, por exemplo, não é apenas ensinar eficientemente uma disciplina, mas é também o êxito em integrar esse ensino aos ideais educativos da escola. Enfim, o importante é a motivação e o empenho comum numa reflexão institucionalmente abrangente e o firme propósito de alterar práticas nos sentidos indicados por essa reflexão. Para isso, não há fórmulas prontas e convém não esperar auxílio de uma inexistente "ciência dos projetos" ou de roteiros burocratizados. O projeto pedagógico da escola é apenas uma oportunidade para que algumas coisas aconteçam e dentre elas o seguinte: tomada de consciência dos principais problemas da escola, das possibilidades de solução e definição das responsabilidades coletivas muito difíceis.
‘’A integração interna de uma instituição social