7 Aa
Aprender a linguagem oral e escrita é criar possibilidades de participação nas práticas sociais, nos significados culturais pelos quais se interpreta e representa a realidade, por meio do desenvolvimento de quatro competências básicas: ler, escrever, falar e escutar. Considerando a citação e os nossos estudos sobre Alfabetização e Letramento, leia as afirmativas a seguir. Marque apenas aquela que não está de acordo com a idéias expressas.
Percebemos que o planejamento e a realização de projetos permitem articular os conteúdos de língua oral e escrita. Essas atividades podem ser: discursos, simulação de programas de televisão e rádio, dramatização teatral, seminários e outros.
As atividades de escuta e as regras combinadas com a turma devem ser aprendidas em momentos significativos.
As crianças precisam decorar o alfabeto, letra por letra, depois todas as sílabas para aprender a formar frases e textos longos.
Os alunos devem perceber a função e o sentido, pois é muito comum nas escolas pedir aos alunos que fiquem quietos, que esperem a vez de falar, que respeitem a fala do outro, o que na maioria das vezes acabam sendo apenas pedidos ou exigências do docente.
É importante planejar situações contextualizadas de escuta, como por exemplo, a contação de histórias. É importante que o professor discuta e ensine às crianças como usar os materiais escolares de forma pedagógica, bem como mostrar o cuidado necessário com estes.
Leia e analise as alternativas abaixo e classifique-as em verdadeiras (V) ou falsas (F). Devemos ensinar os alunos a lerem a partir da prática e não por meio de práticas centradas na decodificação.
A alfabetização e o letramento ocorrem dentro de um processo mais amplo de aprendizagem da língua portuguesa. O que implica na apropriação do conhecimento, transformando-o em