3f
R: Inatismo: Afirma que nascemos com princípios racionais e também com algumas ideias verdadeiras, inatas, ou seja, já nascemos com algum conhecimento. (Platão)
Empirismo: Empirismo é uma doutrina filosófica que defende a ideia de que somente as experiências são capazes de gerar ideias e conhecimentos, ou seja, precisamos viver para ter conhecimento. (Aristóteles)
2- Qual função a sensibilidade cumpre para o inatismo e para o empirismo?
R:
3- Por que, para Platão, conhecer é recordar, você concorda com essa concepção? Por quê?
R: Para Platão, quando se fala em arvore, já existe dentro da nossa memória uma imagem da arvore gravada, É por isso que ele diz que ‘’conhecer é recordar’’, já havia em nossa mente um registro sobre a arvore. Sim, eu concordo, pois. Se não sabemos oque é uma arvore, ou nunca vimos uma, não tem como recordarmos.
4- Quais são os três tipos de ideias do inatismo cartesiano? Caracterize-os e dê um exemplo novo para cada um.
R: -Ideias Adventícias: são nossas ideias cotidianas e costumeiras, geralmente enganosas ou falsas.
-Ideias fictícias: são aquelas que criamos em nossa fantasia e imaginação (superstições).
-Ideias inatas: são inteiramente racionais e só podem existir porque já nascemos com elas.
5- Em sua conciliação entre inatismo e empirismo, Leibniz propõe o principio de razão suficiente. Que argumento Hume usa para discordar desse conceito?
R:
6- Quanto fala em uma ‘’revolução copernicana’’ em filosofia, que critica Kant faz a inatistas e empiristas?
R:
7- Com base no significado das expressões a priori e a posteriori, responda: qual a relação estabelecida por Kant entre razão a priori e experiência a posteriori?
R:
8- Segundo o texto, Kant resolve o impasse entre o inatismo e o empirismo? Como? 9- Explique o que quer dizer a sentença “A razão é história e é tempo"
R: Pois a