6Tra
408 palavras
2 páginas
Reino Animalia ou AnimalReino Animal é composto por seres vivos caracterizados por serem pluricelulares (possuem diversas células), heterotróficos (não produzem seu próprio alimento) e cujas células são capazes de formar tecidos biológico que respondem ao ambiente onde vivem. Os animais, em sua maioria, possuem um plano corporal que adapta-se de acordo com a sua maturidade, com exceção dos que sofrem metamorfose, em que o plano corporal é estabelecido desde cedo, ainda quando se encontram em estágio de embriões, em sua ontogenia.
Animais são caracterizados por serem seres eucariontes (seres vivos que possuem o núcleo de suas células rodeado por uma membrana e vários organelos), que divergiram do mesmo grupo dos protozoários flagelados responsáveis por dar origem aos fungos e coanoflagelados. Esse grupo inclui uma grande variedade de organismos, desde os muito simples, como as esponjas, até os mais complexos, como os cordados, grupo ao qual pertencemos. A apomorfia que caracteriza o grupo é o fato de os animais formarem, durante o desenvolvimento embrionário, um estágio chamado blástula, que consiste em uma esfera celular oca. O desenvolvimento da blástula origina a gástrula, a fase embrionária em que são “esboçados” os tecidos do novo ser.
Os animais são organismos eucarióticos, isto é, suas células apresentam um núcleo delimitado por um envoltório, um citoesqueleto de proteínas e diversas organelas membranosas no citoplasma. Nesse aspecto, assemelham-se aos fungos, aos protoctistas e às plantas, e diferem das bactérias (reino Monera), que são organismos procarióticos.
Além disso, os animais são seres multicelulares (ou pluricelulares), isto é, cada indivíduo é constituído por grande número de células, que vão de algumas centenas até trilhões, dependendo da espécie. Quanto a essa característica, os animais distinguem-se da maioria dos representantes do reino Proctista (protozoários - algas unicelulares) e assemelham-se às plantas, aos fungos e às algas