6dfd50f3 9094 44d1 8d2d d62912b32c5a
2394 palavras
10 páginas
IntroduçãoEste trabalho tem por objetivo, refletir, discutir os temas pontuados no semestre por meio das disciplinas de Microeconomia e Macroeconomia, Métodos Quantitativos, Ética, Política e Sociedade e Seminários integrados.
Tais conteúdos contribuem para a análise e crítica da gestão empresarial por meio dos recortes e informações da mídia e jornais, artigos oferecidos pelas orientações e proposta neste trabalho.
As análises aqui propostas serão baseadas nos conceitos e definições de autores citados pela bibliografia básica do curso e material fornecido pela Instituição.
Desenvolvimento
Como proposto na atividade; ao ouvir noticias sobre o nível de produção e o emprego, a taxa de juros e as compras a prazo e as constantes interferências do governo com a adoção de medidas econômicas; se faz necessário conceituarmos os fundamentos básicos das manchetes e artigos.
Assim podemos definir inflação como sendo um conceito econômico que representa o aumento de preços dos produtos num determinado País ou região, durante um período. Num País onde haja um processo inflacionário, o poder da moeda cai precisando assim sempre de mais moedas para comprar omesmo item, como citado no exemplo a seguir. Exemplo: A inflação de um País que é de 10% ao mês, um trabalhador compra cinco quilos de açúcar e paga R$ 15,00. No m:es seguinte, para comprar a mesma quantidade de açúcar, ele necessitará de R$ 16,50. Em se tratando de um trabalhador, o seu salário não é reajustado mensalmente, então o seu poder de compra vai diminuindo. Após um ano, o seu salário perdeu 120% do valor de compra.
Podemos citar as seguintes causas da inflação:
- Emissão exagerada e sem controle de dinheiro por parte do governo.
- Demanda por produtos (aumento no consumo) superior a capacidade de produção do País.
- Aumento nos custos de produção (máquinas, matéria-prima, mão-de-obra) dos produtos.
Conforme matéria