6893087
1538 palavras
7 páginas
UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁINSTITUTO DE CIÊNCIAS EXATAS E NATURAIS
FACULDADE DE QUÍMICA
LABORATÓRIO DE QUÍMICA ORGÂNICA
PROFº: OSCAR AUGUSTO SANCHEZ ROMERO
MATHEUS LEÃO MOTA – 201310840015
CAZUZA JOSÉ INÁCIO DE SOUZA - 201110840015
PONTOS DE FUSÃO EM COMPOSTOS ORGÂNICOS
Belém, 2014.
MATHEUS LEÃO MOTA – 201310840015
CAZUZA JOSÉ INÁCIO DE SOUZA - 201110840015
PONTOS DE FUSÃO EM COMPOSTOS ORGÂNICOS
Belém, 2014.
1. Objetivos Experimentais:
Determinar pontos de fusão de compostos orgânicos (Ácido Benzoico e Naftaleno) com o uso do Aparelho de Fusão e Ebulição, controlando o aquecimento e anotando os intervalos de temperatura durando a mudança de estado.
2. Resumo Teórico:
Observe o esquema abaixo:
O Ponto de Fusão é o momento que indica a temperatura pela qual uma substância muda seu estado físico de sólido para líquido (que deverá ser a mesma quando ela solidificar).
Existem alguns fatores que podem alterar a temperatura de fusão tanto da própria substância como a que for detectada no aparelho. Por exemplo, se a substância for pura o ponto de fusão é constante. Caso contrário, será uma “faixa” de fusão, ou um intervalo de temperatura para a mudança de estado. Então, quanto mais impura a substância for, maior será esse intervalo. Outro exemplo também se aplica a força intermolecular da substância, se tiver pontes de hidrogênio, a interação é forte, logo teríamos que fornecer uma energia maior para separar as moléculas, dessa forma, o ponto de fusão seria maior. O P.F nos compostos com pontes de hidrogênio é maior se compararmos com uma interação Dipolo-Permanente, que por sua vez, é maior que uma interação Dipolo-Induzido. Dito por outras palavras, o que se está a fazer é fornecer energia para quebrar as forças não covalentes estabelecidas entre as moléculas, através do aumento da energia cinética das mesmas.
Portanto, quanto maior for a intensidade das forças não