66090148 Apologetica ao Novo Testamento

21692 palavras 87 páginas
Apologética ao Novo Testamento

Sumário

Introdução

Capítulo 1
A importância do Novo Testamento
Capítulo 2
Os evangelhos e sua composição
Capítulo 3
Os evangelhos e sua autoria
Capítulo 4
Os evangelhos e sua datação
Capítulo 5
O cânon neotestamentário
Capítulo 6
O Jesus histórico versus o Jesus da fé
Capítulo 7
Jesus e sua historicidade
Capítulo 8
Jesus: seu nascimento foi uma lenda?
Capítulo 9
Jesus e seus milagres
Capítulo 10
Jesus, dos doze aos trinta anos
Conclusão
Questionário
Referências bibliográficas

Introdução

Há dois mil anos, surgiu um homem na pequena Galiléia, região da Palestina, que, embora nunca tivesse freqüentado uma universidade de psicologia, reuniu em torno de um único sermão — o “Sermão da montanha” — o antídoto perfeito para as doenças da alma, palavras que nem mesmo todas as teorias de Freud e Jung, juntas, poderiam se equiparar. Jesus Cristo falou de muitas coisas, proferiu vários sermões e realizou inúmeras obras (Jo 21.25).
No entanto, nenhuma dessas coleções de “logias”, como eram chamadas as palavras de Jesus, foram escritas por Ele mesmo. Essa tarefa coube aos seus discípulos.
Os evangelhos de Mateus e João foram escritos por testemunhas in loco dos principais eventos da vida, obra, morte e ressurreição de Jesus. Já os evangelhos de Marcos e Lucas foram escritos por terceiros, que não conviveram diretamente com Cristo. Lucas afirma que compôs seu evangelho depois de ter feito uma acurada pesquisa por meio de testemunhas oculares e o colocou em ordem sistemática (Lc 1.1-4). Uma exceção se faz a Paulo, que não fazia parte do corpo apostólico, mas que recebeu todo o seu “evangelho” por revelação do próprio Jesus (Gl 1.12). Também podemos juntar ao apóstolo Paulo os dois irmãos de Jesus que compuseram duas epístolas do Novo Testamento: Tiago e Judas.
Depois de dois mil anos de esses fatos terem acontecido, é justo perguntar: “São dignos de crédito os livros do Novo Testamento? Podemos aceitá-los como narrativas

Relacionados