635604740626826000

1403 palavras 6 páginas
Aula 01
Introdução
Objetivos da Aula:

Os objetivos desta aula serão basicamente conceituar projetos e administração de projetos.
Ao final desta aula, você deverá estar apto a compreender como a definição clara de projetos é vital para a sua efetiva administração em termos de prazos e metas a serem alcançados por determinada organização.

A história do Gerenciamento de Projetos

A Gerência de Projeto surgiu como uma disciplina nos Estados Unidos. Seu percussor foi Henry Gantt, especialista em técnicas de planejamento e controle, que utilizou o gráfico de ‘barra’ como uma ferramenta de gerência do projeto, associado às teorias de Frederick Winslow Taylor da administração científica.

Foi na década de 50 que teve início a era moderna da gerência de projeto.

Em 1969, o Project Management Institute (PMI) iniciou o desenvolvimento de uma metodologia de gerenciamento para servir aos interesses das mais diversas empresas, da indústria de software à de construção.

Em 1981, os diretores do PMI autorizaram o desenvolvimento de um guia de projetos, o Project Management Body of Knowledge, contendo os padrões e as linhas mestras das práticas que passaram a ser amplamente utilizadas.

Atualmente, um dos pré-requisitos essenciais para qualquer profissional é saber GERENCIAR PROJETOS.

Conceitos e fundamentos

Para se entender o que é um projeto, é útil estabelecer a diferenciação entre os conceitos de projeto e atividade. Ambos são formas de trabalho executadas em qualquer instituição.

Segundo Mathias (1986), projeto é o conjunto de informações internas e/ou externas à empresa, coletadas e processadas com o objetivo de analisar-se uma decisão de investimento.

Já para Maximiano (2002), os projetos estão associados mais a certos atributos como: inovação, desenvolvimento, renovação, busca, construção, exploração e descoberta.
Portanto, projetos alocam recursos ao longo do tempo, compatibilizando-os com o planejamento orçamentário, que é desenvolvido pela área e/ou

Relacionados