6109865472
303 palavras
2 páginas
LaringeLaringe é a comunicação entre a faringe e a traqueia, sua abertura está na base da língua.
É constituída de nove cartilagens unidas por músculo.
As cartilagens são:
3 pares: aritenóides, cuneiformes e corniculadas.
3 impares: toiróides, cricóides e epglótica.
Cartilagem tiróide: é a maior cartilagem é a região anterior da laringe conhecida como “pomo de adão” no sexo masculino ela aumenta de tamanho na puberdade.
Cartilagem epiglote: tem a forma de folha e durante a deglutição age como uma tampa impedindo a aspiração do alimento.
Cartilagem cricóide: ela é a mais inferior.
As pregas vocais são ligadas aos processos vocais na base de cada cartilagem aritenóide, sua movimentação para trás transiciona as pregas.
Dois grupos de músculos atuam na laringe, músculos extrínsecos que funcionam para movimenta-la estes envolvem a laringe; músculos intrínsecos localizados dentro da laringe, abrem e fecham a glote durante a inspiração e a expiração; fecham a abertura da laringe e da glote durante a deglutição e regulam a tensão das pregas vocais na produção do som.
O timbre da voz depende do espaço entre as pregas vocais. Na mulher as pregas são mais curtas, mais retesadas e fecham-se em conjunto, no homem são muito maiores e menores esticados e separadas umas das outras.
Função da laringe
A principal função é a fonação, a altura do som é determinado pela dimensão e tensão vocal.
Pregas longas e frouxas produzem sons baixos e graves, enquanto que sons agudos são produzidos por pregas curtas e tensas.
A voz é timbrada pelo nariz, boca e faringe. Assim como pelos seios seios que agem como cãmara ressonadora e alisadoras dos sons.