6 sigmas
O elemento humano é considerado uma das três coisas essenciais para o sucesso da implantação do Seis Sigmas nas empresas. As outras coisas essenciais seriam a escolha e disseminação da filosofia correta e as escolhas das ferramentas necessárias utilizando o sistema certo de mensuração de desempenho executivo.
O investimento em capital intelectual vem contribuindo para o aumento do desempenho de muitas organizações. A identificação e seleção de pessoas mais habilitadas a aplicar e difundir os conceitos para resolução de problemas consiste num diferencial para o sucesso da implementação dos projetos.
Na implantação do Seis Sigma, se estrutura uma equipe que atua como agente de mudanças, trabalhando em projetos com grande retorno financeiro, pela redução de falhas usando métodos estatísticos. Utiliza-se várias técnicas estatísticas para reduzir a variabilidade e consequentemente as falhas. Esta equipe é formada por pessoas treinadas para disseminar o conhecimento Seis Sigma e dar assistência aos demais integrantes da organização, viabilizando a aplicação dos métodos estatísticos necessários. Estes são capacitados a pensar, a fim de encontrar uma solução para a verdadeira causa dos problemas. Esta equipe atua como agente de mudança na organização, aplicando e disseminando o uso das ferramentas estatísticas e da qualidade no aprimoramento dos projetos.
Os papéis da equipe Seis Sigma têm alguns de seus nomes iguais aos das artes marciais, pois seus idealizadores acham que ambos têm certas habilidades em comum. Os nomes se igualam às faixas das artes marciais e sugerem para o nível mais alto, habilidades e disciplina altamente aguçadas, enquanto nos níveis mais baixos, reconhecem a profundidade de treinamento e de experiência. Entre os membros da equipe tem-se: O executivo Líder, o Campeão, o Master Black Belt, os Black Belts, os Green Belts, o Yellow Belt e o White Belt.
O Executivo Líder é o responsável pela implantação do Seis Sigma. Além de